Por uma boa contabilidade

Por Mário Berti, empresário que assumiu em janeiro a presidência da Fenacon.

cidade-de-moedas

Em janeiro comemora-se o Dia do Empresário Contábil, um dos maiores responsáveis para a manutenção e o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs), e por extensão para todos os setores da economia.

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em conjunto com o Dieese e o Sebrae Nacional, aponta que as MPEs representam cerca de 99% dos estabelecimentos formais brasileiros e são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos gerados no País.

Da mesma forma, o setor de serviços – onde está concentrada grande parte das MPEs – assumiu nos últimos anos extrema importância para o desenvolvimento econômico brasileiro, praticamente desbancando a indústria, no quesito geração de empregos.

Pode-se dizer que esse cenário possui relação direta com profissionais que estão à frente de todas as questões contábeis, gerenciais e tributárias de uma empresa. Os empresários contábeis são essenciais no dia a dia dos empreendedores de todos os setores. Uma boa assessoria de uma empresa contábil pode trazer diversos benefícios para as empresas, entre eles a redução da carga tributária, apontamento sobre o nível de lucratividade e direcionamento quanto ao modelo de administração.

Dentre as conquistas alcançadas para beneficiar os empresários contábeis e seus clientes, posso citar a recente aprovação da universalização do Simples, votado em Comissão Especial da Câmara dos Deputados no final de 2013 que vai permitir a inserção de quase meio milhão de MPEs que faturam até R$ 3,6 milhões por ano nesse regime de tributação.

A inclusão de todas as categorias no Simples vai proporcionar uma redução média de 40% na carga tributária para os contribuintes. Para começar a valer a partir de 2015 a proposta precisa ser votada no Plenário da Câmara ainda em 2014.

É preciso ressaltar que esses e outros muitos avanços só estão sendo possíveis graças a atuação de personalidades, comissões e entidades. Entre elas a Fenacon, nacionalmente reconhecida por sua atuação no combate à alta carga tributária e na diminuição da burocracia.

Ela representa mais de 400 mil empresas em todo o país, reunindo 37 sindicatos, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal e acompanha inclusive com sugestões, quando possível, junto às autoridades governamentais todas as possibilidades de melhorias tributárias e econômicas para os empresários brasileiros.

É de grande valia ter tudo isso em mente no início de um novo ano, quando as esperanças se renovam e temos boas perspectivas para a economia brasileira. Estamos no ano da Copa do Mundo, período de oportunidades. E é nesse momento de otimismo que a Fenacon gostaria de homenagear todos os empresários contábeis brasileiros, ressaltando sua importância para a sociedade.

Afinal, sem o empresário contábil e toda a importância que sua atuação representa, a economia brasileira, literalmente, pararia.

Fonte: DCI – SP

2 opiniões sobre “Por uma boa contabilidade

  • 17 17UTC janeiro 17UTC 2014 em 11:01
    Permalink

    Bom dia,
    Vejam bem, nos faturamos na media de 10.000,00 a 15.000,00 ao mês, como não podemos honrar nossos compromissos, saimos do simples nacional e somos enquadrados como empresa de grande porte, o que ocasionou mais despesas. Se essa punição para os orgãos federais, estaduais e municipais seria solução, arruinou mais ainda a situação da empresa, pois não pode melhorar sua produção porque não temos condições de fazer investimento. Teremos que abaixar as portas.
    Não existe possibilidade de voltar-mos para o Simples Nacional? Já estamos a 11 anos no mercado e não conseguimos decolar é uma pena.
    Gratos
    17.01.2014
    Maria Helena de Aquino
    Tel.35 3621-8949
    mariahelena@ocmltda.com.br

    Resposta
    • 20 20UTC janeiro 20UTC 2014 em 08:48
      Permalink

      Bom dia, Maria Helena.
      Existe a possibilidade, sim.
      As empresas têm até o dia 31/01/2014 para aderir ao Simples Nacional, porém não podem ter débitos em aberto.
      Esperamos que dê tudo certo para sua empresa.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abraços.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.